sexta-feira, 29 de junho de 2018

São José - O Primeiro Discípulo Amado

Escrito por : Marllon Augusto
Falar de São José é algo que me encanta, como fico feliz quando posso partilhar dele e hoje quero colocar aqui pequena reflexões sobre Ele.

São José foi o homem no qual Jesus o guiou pelo coração,parece que é São José que em diversas imagens e pinturas está a carregar Jesus em seus braços, o aconchegando em seu peito, mas pelo contrário , São José é levado por Jesus, guiado por Jesus a parti do seu coração.

São José foi o primeiro Discípulo Amado, foi aquele que sobre o peito de Jesus fez muito antes que São João , reclinou e repousou sua vida em seu peito adorável.

São José foi o primeiro a adorar o Sagrado Coração De Jesus, foi Ele quem ensinou os Reis Magos a adorar o Deus feito Menino.

São José foi um homem humilde, pois sabia que estava a serviço de Deus e de sua Santa Mãe, não era um homem velho , não era caduco, não era idoso, ERA JOVEM !!! A juventude e vida adulta de São José foi entregue em adoração a Jesus, nos pequenos serviços costumeiros de sua época, adorava Jesus enquanto serrava a madeira, adorava a Jesus enquanto arrumava a mesa de jantar, adorava a Jesus enquanto enchia as talhas de vinho , adorava a Jesus enquanto via Jesus no colo de Nossa Senhora.

 São José foi jovem, Deus não poderia ser colocado a dúvida enquanto pode agir sobre uma pessoa com sua graça divina. Alguns escritores dos primeiros séculos quiseram colocar São José como um ''pai de Nossa Senhora '' por conta que uma pessoa já de idade avançada não teria vontade sexual, pelo contrário, São José teve força e santidade para compreender que Ele foi designado a ser santo por amor a Deus e a Nossa Senhora, por isso a juventude de São José foi uma juventude de Adoração, uma juventude que soube reclinar sobre o peito de Seu Filho e escutar as batidas de seu peito dizendo EU TE AMO.

É comum ver os pais  levantarem seus filhos para o alto e os apresentar ao céu, São José não levantava, mas abaixava sua cabeça e via que o céu estava em seus braços.

 Na introdução da EXORTAÇÃO APOSTÓLICA REDEMPTORIS CUSTOS DO SUMO PONTÍFICE  JOÃO PAULO II  SOBRE A FIGURA E A MISSÃO DE SÃO JOSÉ NA VIDA DE CRISTO E DA IGREJA, tem um aparte que me chama muito a atenção «José fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu a sua esposa» (Mt 1, 24). O anjo apareceu para São José em sonho, e ordenou para receber Nossa Senhora em sua casa ( seu coração ) no mesmo  modo que quase em sonho , na dormição de Jesus no Madeiro da Cruz , o mesmo pede para que João o receba em sua casa( coração ) para cuidar de sua Mãe. O Nosso anjo da guarda tenta a todo momento nos colocar diante do Senhor, nos trás a mesmas palavras que deu a São José e ao discípulo Amado. Sempre quando acontecia algum momento de '' dormição, ou dormi, desmaios etc'' algo de extraordinário aconteceria na Sagrada Escritura, Adão Varão dorme e do seu lado vem a primeira mulher Eva, São José dorme e recebe o Anuncio para receber a Mãe das Mãe , a Ave e não mais Eva, Jesus dorme no Madeiro da Cruz e do seu lado nasce a Igreja.

São José foi escolhido por Deus,desde o sempre, para poder ser o exemplo de adorante ao coração de Jesus, o Discípulo Amado do Senhor, o escravo de Maria.

Valei-me São José, ensinai-me

Nenhum comentário:

Postar um comentário